Para aqueles que têm ou convive com pessoas que têm problemas com ansiedade…
Por muito tempo, eu acreditei que ser ansiosa era sentir um frio na barriga antes da chegada de um momento esperado, ou as famosas borboletas no estômago quando aquele beijo se aproximava, ou talvez aquele suor nas mãos antes de falar em público, ou aquele leve nervosismo ao falar no microfone.
Com o tempo descobri que a ansiedade vai além e muito além do que ousei pensar…
Mas afinal, O QUE É ANSIEDADE?
Bom, ansiedade é imaginar momentos que não aconteceram ainda, é achar que tudo vai dar errado só porque está dando certo.
A ansiedade ela te faz se afastar das pessoas, te faz se afastar da pessoa que você é. Ela te afoga em um mar de problemas criados pela sua cabeça, ela acaba com o seu psicológico, ela te faz se sentir fraco, te faz querer desistir, ela cria um nó e amarra sua felicidade em uma caverna escura para que você não possa encontrá-la.
Ela te deixará trêmula e te faz querer sumir.
Infelizmente não existe só ansiedade boa também tenha a ruim, a que te maltrata por dentro. Sofrer de ansiedade é se sentir extremamente nervoso com coisas que para os outros é considerado banal. É ter sintomas físicos que vão de fracos A insuportável, é viver o tempo todo brigando com a própria cabeça. Ansiedade vai além de simplesmente se preocupar ansiedade, significa noites sem dormir e seu cérebro nunca sendo capaz de desligar, porque pensamentos lhe tormentam o tempo todo fazendo com que sinta medo dos pesadelos se tornar real. Ansiedade é estar bem e do nada não está mais.
Muitas pessoas sofrem de uma ansiedade tão elevada que sentem como se não fossem capazes de sair de casa. Ficam impossibilitadas de estudar ou trabalhar, têm dificuldades em cumprir prazos, usam desculpas para não comparecer a todo tipo de evento, não têm concentração, motivação ou energia. Os lápis que chegam às mãos dessas pessoas são mordidos, as suas unhas, roídas… e a qualidade de vida das mesmas vai sofrendo todas as consequências.
Você pode ter ansiedade ou pode sofrer do transtorno de ansiedade — essas realidades são muito distintas. A ansiedade, por mais estranho que pareça pra você que sofre com ela, ela, na verdade, é um processo natural do organismo, e ter esse sentimento é bom. Ele nos força a ficar atentos aos perigos, a nos preparar para acontecimentos desafiadores e até funciona como uma inquietação positiva que nos impulsiona a lutar por circunstâncias de vida melhores. Este é um tipo de ansiedade. Aquela que é benigna.
ansiedade, quando excessiva, pode se tornar uma doença que requer muita atenção. É o que eu chamo de ansiedade maligna. É o que precisamos descobrir pra te ajudar a vencê-la.?
1°. Desvie a atenção dos sintomas
ÉAssistir nosso peito subindo e descendo rapidamente pode se tornar desesperador. Durante uma crise, começamos a respirar rápido demais, causando hiperventilação. fundamental desviar a atenção dos sintomas e focar em uma atividade específica, como o controle da respiração. É primordial inspirar e expirar lento e profundamente, a fim de diminuir o estresse e fornecer mais oxigênio ao cérebro, aumentando a concentração. Isso diminui a sensação de asfixia e incapacidade de respirar.Quando notar que uma crise se aproxima, segure a respiração, coloque uma mão sobre a barriga e a outra sobre o peito e comece a respirar devagar, utilizando o diafragma. Inspire pelo nariz, segure a respiração por três segundos e expire pela boca lentamente. Você deve sentir o abdômen subindo e descendo. Mantenha esse ritmo de respiração até sentir relaxamento muscular e clareza de pensamento.
2° procura distrações
Procurar distrações pode ser uma grande ajuda, procure vídeos engraçados, assista filmes, escreva, converse com pessoas, vá para algum lugar, se tiver bichinho de estimação brinque com ele, saía pra caminhar com ele ou se não tiver algum bicho de estimação, chame um amigo pra sair (sem insegurança de chamar), vá caminhar pelas ruas, vá para um parque, para um shopping, saia para comer, procure distrações onde divirta você. Se divirta-se.
3°Use a imaginação
Pense em um lugar que você se sinta em paz e relaxado. Enquanto pensa nesse lugar, continue adicionando detalhes à cena. Foque toda a sua mente no campo da imaginação. Esse tipo de atividade é muito eficiente para desligar sua mente dos sintomas da ansiedade e acalmar a respiração.
4° Ajuda profissional
a melhor forma de tratamento é entrar em contato diretamente com um psicólogo ou psiquiatra. Se forem muito graves e durarem muito tempo, é fundamental que um profissional especializado em saúde mental seja contactado.
Se você não tem ansiedade, mas tem um conhecido que sofre com a ansiedade, envie um link desse blog para que ele possa ver, ou ajude ele sendo gentil.
Seja gentil, largue a inguinorancia e o egoísmos, e vá ajudar essa pessoa que sofre com ansiedade.
Você não sabe como ajudá-lo?
Não há maneira mas generosa é bonita do que dar um simples abraço, escutar. Divirta o seu coleguinho, chame ele para sai, tomar um ar, fazer coisas legais. Ou você pode levá-lo para um psicólogo ou psiquiatra. Uma ajuda profissional será mais eficiente!
Então é isso, espero ter ajudado. Beijos! 💖💖💖
Deixe um comentário